Compra e venda de imóvel: STJ determina devolução de 90% do valor ao comprador

Compra e venda de imóvel: STJ determina devolução de 90% do valor ao comprador

  • Por:WBA

O Ministro Moura Ribeiro, da Terceira Turma Superior Tribunal de Justiça, confirmou, monocraticamente, decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que determinou que uma construtora devolva 90% do valor pago por rescisão de contrato de apartamento (distrato).

De acordo com o contrato, a rescisão por desistência do comprador representaria a perda de 40% do total pago.

Inconformado, o comprador ingressou na Justiça alegando a abusividade desse percentual e requerendo uma retenção de no máximo 10% do valor pago.

Dando razão ao consumidor, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal entendeu que o percentual de retenção de 40% se mostrava “claramente excessivo” e a cláusula do contrato “abusiva”.

Sobre esse julgado, recomenda-se ao consumidor especial atenção para a cláusula que fixa multa nesses contratos de compra e venda de imóvel. Com bastante frequência, tem-se notado que essas cláusulas podem onerar os compradores, ainda que tenham dado causa à rescisão (a desistência, por exemplo).

A comprador deve ter bastante prudência e cuidado no ato de assinatura do contrato de compra e venda de imóvel para que se evite prejuízos futuros. De qualquer forma, em razão da relação de consumo, é possível se rediscutir no Judiciário cláusulas que podem representar abusividade para o comprador.

Além da questão da multa abusiva, existem também outras cláusulas que também devem ser observadas, como por exemplo a que fixa prazo na entrega do imóvel. Os chamados “atrasos de obra” também são causas de ações de massa no Judiciário.

Em caso dúvidas, aconselha-se a procura de advogado com experiência na área de Direito Imobiliário.

Fonte: Superior Tribunal de Justiça

Postado em: Direito, Direito Imobiliário, Publicações